Depois de um dia corrido, quando a volta para casa foi demorada, sabe-se lá quantas coisas podem acontecer num dia assim, o que mais se deseja é o descanso…

Num dia desses em que a vontade é ir dormir sem passar pela cozinha mas, (ai, tormento!) o estômago não deixa… Nesses dias, que fazem normalmente as pessoas?

Bem, pode ser que peçam uma pizza. Talvez descongelem algum prato pronto ou fritem um hambúrguer. Com um pouco de sorte deu para alcançar o jantar do restaurantezinho da esquina antes de chegar em casa. Nada muito difícil.

Agora, como se arranja na mesma situação uma pessoa que busca uma comida estritamente vegetariana?

Pizzarias e Restaurantes que ofereçam opções veganas ainda não são muito comuns e assim como as opções de congelados industrializados – poucas, caras e difíceis de encontrar. E veja que não estamos discutindo qualidade, sabor, nada disso. Apenas buscamos comida sem ingredientes de origem animal.

Então, que fazer? Bem, adiantando alguns procedimentos simples e que nem requerem tanto tempo, todos podemos ter à mão o necessário para preparar rapidamente uma refeição nutritiva e saborosa. Vejamos:

  • Deixar um punhado de proteína de soja seca com uma aparência apetitosa pode levar quase uma hora, e o resultado – assim, às carreiras – não é lá dos melhores. Mas enquanto você faz qualquer outra atividade pode deixar 1 ou 2 pacotes hidratando e finalizar o processo em poucos minutos. Congele as porções e terá meio caminho andado para várias receitas por um bom tempo. (Ver Dicas e Truques)
  • Se, ao preparar a soja, você se dispuser a despender um pouco mais do seu tempo e preparar almôndegas e hambúrgueres para congelar, então terá multiplicado muitas vezes as suas opções.
  • Cozinhe bastante feijão e congele (sem temperar) em porções adequadas às suas refeições. Se, pela manhã, deixar o recipiente sobre a pia, ao horário do almoço estará totalmente descongelado. Se não almoça em casa e só chega para preparar o jantar, baixe a sua porção de feijão congelado para as prateleiras de baixo da geladeira na noite anterior. Pode também cozinhar o suficiente para até três dias e guardar sem temperar, em recipiente bem fechado nas prateleiras mais altas da geladeira. Lembre-se que as leguminosas como o feijão são importantíssimas numa dieta vegetariana.
  • Tenha sempre Tofu congelado (Ver Dicas e Truques), mas procure lembrar-se (como no caso do feijão) de deixá-lo descongelando a tempo.
  • Algumas ervas, como manjericão e hortelã e verduras como salsão e alho poró podem ser congelados (Ver Dicas e Truques) para garantir aquele “toque” especial às suas receitas.
  • Planeje com antecedência seu cardápio e suas compras, não descuidando nunca dos ingredientes frescos como tofu, legumes, verduras e frutas.

Levando em conta estas colocações, muitas das sugestões que oferecemos  podem ser executadas em pouco tempo e caso se disponha a ter hambúrguers e almôndegas previamente preparados em seu congelador (Ver receita), poderá com muita facilidade improvisar um lanche ou refeição ligeira com rapidez ainda maior.

Bom apetite!